10 de junho de 2025 quinta-feira
SUA SAÚDE NOSSA ESPECIALIDADE

Presidente Lula passa por cirurgia na cabeça e está na UTI do Hospital Sírio-Libanês em São Paulo

O atual quadro de saúde de Lula é resulta de uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada em 19 de outubro, quando sofreu um corte na parte de trás da cabeça, quase à altura da nuca.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi internado às pressas na noite desta segunda-feira (9), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde passou por um procedimento cirúrgico para drenagem de um hematoma.

Lula foi socorrido à unidade hospitalar de Brasília após sentir dor de cabeça e uma ressonância magnética mostrou uma hemorragia intracraniana. O presidente foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, onde foi submetido a uma craniotomia para drenagem do hematoma.

Segundo o boletim do hospital, a “cirurgia não teve intercorrências e no momento ele se encontra em leito de UTI sob monitoração”. A equipe médica que acompanha Lula é comandada pelo Dr. Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.

Relembre

O atual quadro de saúde de Lula é resulta de uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada em 19 de outubro, quando sofreu um “corto-contuso em região occipital” (um corte na parte de trás da cabeça, quase à altura da nuca).

À época, Lula fez exames e curativo na região atingida.

Histórico de saúde

O presidente tem um histórico de problemas de saúde desde que assumiu a presidência da República, em 2023. Em fevereiro deste mesmo ano ele fez uma ressonância na bacia, coluna e lombar no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. No mês subsequente, ele cancelou viagem à China para se recuperar de uma broncopneumonia bacteriana e viral pelo vírus Influenza A.

No final de setembro, Lula passou por uma cirurgia no quadril por causa de uma artrose na perna direita, efeito de um desgaste na articulação.

Aproveitando a internação em virtude da cirurgia no quadril, o presidente fez retirada de excesso de pele nas pálpebras, que atrapalhava sua visão.

Lula recebeu alta hospitalar dois dias antes do previsto e se recolheu à residência oficial por cerca de 3 semanas, para evitar infecção e fazer fisioterapia.

Compartilhe:

Conectando a região do Médio Piracicaba com informações atualizadas e de credibilidade.