O Brasil celebra um novo talento no tênis mundial. Aos 18 anos, João Fonseca fez história neste domingo ao se tornar campeão do Next Gen ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores jogadores de até 20 anos no circuito mundial. O brasileiro venceu de virada o americano Learnen Tien, de 19 anos e 122º do ranking, com o placar de 3 sets a 1, parciais de 2/4, 4/3, 4/0 e 4/2.
Natural do Rio de Janeiro e nascido em 2006, Fonseca é o atual número 145 do mundo e já havia conquistado o título juvenil do US Open no ano passado, também superando Tien na final. Com a vitória em Jedá, na Arábia Saudita, ele encerrou o torneio de forma invicta, acumulando cinco triunfos em cinco partidas e levando para casa uma premiação de R$ 3,2 milhões. Apesar do prestígio, a competição não distribui pontos para o ranking mundial.
João Fonseca é o primeiro sul-americano a vencer o Next Gen ATP Finals desde sua criação, em 2017, e entrou para a história como um dos mais jovens campeões do torneio, ao lado do italiano Jannik Sinner, vencedor em 2019, e do espanhol Carlos Alcaraz, campeão em 2021.
Aos 18 anos e dois meses, Sinner conquistou o título como o mais jovem campeão. Alcaraz, atualmente número 3 do mundo e dono de três títulos de Grand Slam, triunfou aos 18 anos e seis meses. Fonseca, por sua vez, alcançou a marca aos 18 anos e quatro meses, solidificando sua posição como uma das maiores promessas do tênis mundial.